BIBLIOTECA SÃO LÁZARO

 

A Biblioteca São Lázaro dispõe de um acervo com mais de 20 mil documentos em diferentes suportes para consulta e empréstimo, entre livros infantis, literatura, manuais técnicos, revistas, jornais, CD e DVD. O acesso aos serviços é totalmente gratuito, tal como o são a requisição do cartão de leitor (comum a toda a rede de bibliotecas públicas de Lisboa) e o acesso a computadores e à internet com ou sem fios.

A Biblioteca São Lázaro desenvolve ainda um intenso trabalho de promoção do livro e da leitura com as escolas e com as famílias, havendo sempre atividades gratuitas para os mais jovens leitores aos sábados. Para o público adulto, apresentam-se regularmente workshops diversos, sessões de formação e lançamento e apresentação de livros.

O valor histórico e patrimonial do edifício da biblioteca municipal mais antiga de Lisboa é indiscutível. Criada em 1883, a Biblioteca de São Lázaro está instalada num edifício de arquitetura neoclássica erudita dos finais do séc. XIX, tendo como ex-libris, o seu Salão Nobre, no qual se destacam a disposição hexagonal da sala, o mezanino e o mobiliário da época, transportando os leitores para uma atmosfera verdadeiramente única em toda a cidade.

A beleza deste salão tem motivado um sem número de trabalhos de filmagem, fotografia e, só por si, vale a pena visitar a biblioteca.

Para pesquisar no catálogo da Biblioteca São Lázaro, comum à rede de bibliotecas de Lisboa, clique aqui.

Horário:
De segunda a sexta-feira das 11h00 às 19h00.
Sábados das 10h00 às 18h00.

Encerra para almoço às segundas e sábados das 13h00 e às 14h00.

Horário de verão (15 julho a 15 setembro)
De segunda a sexta-feira das 11h00 às 19h00.

Encerra para almoço das 13hoo às 14h00.

Morada:
Biblioteca São Lázaro
Rua do Saco, n.º 1,
1169-107 Lisboa.

Contactos:
Tel.: 21 885 26 72
Email geral: bib.slazaro@jfarroios.pt

Transportes:
Metro: Intendente ou Martim Moniz
Autocarro: 767, 723 e 790