ENVELHECIMENTO ACTIVO E SAUDÁVEL

Para o bem-estar físico, social e mental

O projeto de Envelhecimento Ativo e Saudável da Junta de Freguesia de Arroios abrange uma série de atividades, ações, iniciativas e programas que visam o combate ao isolamento e exclusão social da população com mais de 55 anos residente na freguesia.

Este projeto tem por base o conceito de “envelhecimento ativo” adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que pressupõe a compreensão do indivíduo relativamente ao seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo da vida, tendo em conta as suas necessidades, desejos, capacidades e envolvimento com a comunidade em que se insere.

Desta forma, as Aulas de Movimento, os Ateliês de Artes, os Passeios Culturais e a Academia Sénior de Arroios são os programas organizados pela Junta de Freguesia de Arroios que dão corpo ao conceito e projeto maior que é o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Para mais informações sobre cada uma das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto criado e desenvolvido para chegar aos mais experientes, poderá entrar em contacto através do email geral@jfarroios.pt, do telefone geral 218 160 970, ou simplesmente dirigir-se à sede ou a um dos polos de atendimento da Junta de Freguesia de Arroios.

AULAS DE MOVIMENTO

Nestas sessões, o aluno pratica um pouco de exercício físico num ambiente descontraído e divertido. As aulas decorrem no Ginásio da Pena, situado na Rua do Saco n.º 1, sob orientação dos professores Vítor Escudeiro e Filipe Coelho.

As aulas decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras com horários das 08h30 às 09h15, das 10h30 às 11h15 e das 14h00 às 14h45.

Para mais informações sobre esta atividade, poderá contactar esta Junta de Freguesia através do email geral@jfarroios.pt, do telefone geral 218 160 970, ou simplesmente dirigir-se à sede ou a um dos nossos polos de atendimento.

ATELIÊS DE ARTES

Os ateliês criativos dirigidos a pessoas com mais de 55 anos residentes na freguesia são mais uma das valências do projeto de Envelhecimento Ativo e Saudável.

No ateliê criativo, o aluno dá largas à imaginação, podendo materializar a sua arte em diversos suportes e sempre sob orientação de um professor. Já no ateliê de pintura matérica, texturizada e arte decorativa, são ensinadas várias técnicas de expressão artística, tais como: arte sacra, tecido, folheação a ouro, trabalhos em madeira. Existe também um ateliê de ponto de arraiolos em que se ensina a técnica de ponto, característica da vila alentejana de Arraiolos, para além de aulas de informática organizadas em vários módulos, tendo em conta o nível de conhecimentos do aluno.

Para mais informações sobre esta atividade, poderá contactar esta Junta de Freguesia através do email geral@jfarroios.pt, do telefone geral 218 160 970, ou simplesmente dirigir-se à sede ou a um dos nossos polos de atendimento.

PASSEIOS CULTURAIS

Com o objetivo de proporcionar à população sénior da freguesia momentos de sociabilização e interação com outras pessoas “fora de portas”, são organizados pela Junta de Freguesia vários passeios culturais ao longo do ano.

Estas ações, a par da vertente cultural, pretendem diminuir o sentimento de solidão e isolamento que é comum à maioria dos participantes.

As datas e locais dos passeios são divulgados nas várias plataformas de comunicação da Junta de Freguesia de Arroios com a devida antecedência.

As inscrições efetuam-se em qualquer um dos polos de atendimento da Junta de Freguesia, mediante a apresentação do documento de identificação.

Para mais informações, poderá contactar esta Junta de Freguesia através do email geral@jfarroios.pt, do telefone geral 218 160 970, ou simplesmente dirigir-se à sede ou a um dos nossos polos de atendimento.

ACADEMIA SÉNIOR DE ARROIOS

A Academia Sénior de Arroios é um espaço de ensino e partilha dirigido a pessoas com mais de 55 anos residentes na freguesia que oferece uma panóplia de disciplinas teóricas e práticas, atividades sociais, culturais e de convívio.

Esta academia promove uma dinâmica de inserção e participação social dos alunos que encontram aqui um lugar onde os seus conhecimentos são valorizados e ampliados.

As aulas decorrem de segunda a sexta-feira, durante um ano letivo, em várias das instalações pertencentes à Junta de Freguesia de Arroios.

As inscrições podem ser formalizadas em qualquer altura do ano e efetuam-se na Sala de Leitura Clodomiro Alvarenga, da Junta de Freguesia de Arroios, situada no Mercado Forno do Tijolo, junto ao polo dos Anjos.

Para mais informações, poderá contactar esta Junta de Freguesia através do email geral@jfarroios.pt, do telefone geral 218 160 970, ou simplesmente dirigir-se à Sala de Leitura Clodomiro Alvarenga.