COMUNICADO – JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Falecimento de Jorge Sampaio (18/09/1939 – 10/09/2021)

É com profundo pesar que o Executivo da Junta de Freguesia de Arroios tomou conhecimento, hoje, dia 10 de setembro, do falecimento do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio (1939-2021).

Humanista incontornável, Jorge Sampaio iniciou a sua carreira política durante a ditadura do Estado Novo, quando era estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, foi fundador do Movimento de Esquerda Socialista (MES) tendo posteriormente aderido ao Partido Socialista.

Mais tarde, liderou a histórica coligação entre o PS e o PCP que concorreu à Câmara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas de 1989, tendo vencido com 49,07% o candidato do PPD/PSD, Marcelo Rebelo de Sousa.

Candidato à presidência da República, Jorge Sampaio foi eleito Presidente em janeiro de 1996 cargo para o qual foi reeleito em janeiro de 2001.

Em 2006 foi nomeado Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Luta contra a Tuberculose e um ano mais tarde Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, cargo que manteve até 2013.

Em 2015 funda a Plataforma Global para os Estudantes Sírios, uma instituição de apoio a refugiados oriundos da Síria, da qual era atualmente o Presidente. Ainda neste âmbito, e na sequência da recente crise no Afeganistão, anunciou no mês de agosto um programa de emergência de bolsas de estudo para jovens afegãs.

Trata-se de uma perda irreparável para o país e, à família enlutada, o Executivo da Junta de Freguesia de Arroios não quer deixar de apresentar as mais sentidas condolências.

Créditos de Imagem:
www.jorgesampaio.pt


VOLTAR