Junta de Freguesia de Arroios e Câmara Municipal de Lisboa homenageiam Açucena Veloso

De forma a assinalar a data de aniversário de Açucena Veloso, que completaria 68 anos a 18 de setembro, a Junta de Freguesia de Arroios e a Câmara Municipal de Lisboa realizaram uma homenagem à peixeira mais conhecida de Arroios e arredores. A homenagem decorreu hoje, dia 17 de setembro, no Mercado 31 de Janeiro – que passará a designar-se “Mercado 31 de Janeiro – Açucena Veloso” –, no Saldanha, pelas 10h30, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, dos vereadores Carlos Castro e Catarina Vaz Pinto, da Presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, dos vogais Vítor Carvalho e Adélia Caixinha, do escultor Rui A. Pereira, de renomados chefs de cozinha, familiares, amigos, empregados e admiradores.

Açucena Veloso era não só conhecida pelo trabalho junto dos comerciantes e da associação de comerciantes dos mercados, mas também pela sua generosidade e apoio aos mais desfavorecidos. Esta figura incontornável do Mercado 31 de Janeiro e dos Mercados de Lisboa partiu cedo demais. Foi detentora da maior banca de peixe do respetivo mercado e, por isso, este foi o local escolhido para colocar uma escultura em metal, da autoria de Rui A. Pereira. O escultor, cujo trabalho já marca a história da própria Freguesia de Arroios é conhecido por representar nas suas obras alegria e vivacidade – caraterísticas de Açucena Veloso.

Nesta cerimónia foi ainda inaugurado um mural de 15 metros em alto relevo que brota da fachada do mercado, fazendo parte da matéria do mercado como se os peixes integrassem o próprio edifício com cardumes, vida marítima, expressões humanas e piscícolas – a força que Açucena Veloso expressava no seu dia a dia.


VOLTAR