Licenciamento de animais gratuito

Os animais são uma prioridade para a Junta de Freguesia de Arroios (JFA), como já se viu com a instalação de bebedouros duplos ou com a colocação de um abrigo para gatos no Miradouro do Monte Agudo.

Desde janeiro que é gratuito o registo e licenciamento de cães e gatos, na Junta de Freguesia de Arroios. Esta foi uma decisão do executivo da Junta, que visa facilitar o registo e licenciamento de animais domésticos com a isenção do pagamento de taxas.

Um dos fatores de sensibilização do executivo para este assunto, deve-se à forte componente social dado o papel desempenhado pelos animais de companhia na vida humana, podendo anteriormente estas taxas representar, para alguns agregados, entraves ao pagamento das taxas por motivos económicos.

Este serviço pode ser efetuado em qualquer altura do ano, nos polos de atendimento da Junta de Freguesia, sendo necessário para o efeito a apresentação do Boletim Sanitário ou Passaporte do animal, com o registo da vacina da raiva atualizado. A isenção de taxas exclui apenas animais da categoria B (cão para p/fins económicos) e da categoria E (cão de caça).

Ter a posse de um animal acresce várias responsabilidades, entre as quais a recolha dos dejetos do animal da via pública, problemático para a saúde pública e contaminação ambiental. Por isso, recordamos o slogan: Arroios também é seu, mantenha-o limpo.


VOLTAR